quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LINUX EDUCACIONAL 3.0

Através do Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfro os laboratórios de informática da rede municipal vêm recebendo novos computadores POSITIVO com o sistema operacional LINUX EDUCACIONAL 3.0, que mantém muitas semelhanças com a versão usada anteriormente nas escolas o LINUXBOTOSET-CABANO, mas com uma interface gráfica e alguns recursos diferenciados, como é comum surgirem dúvidas durante a transição de um sistema para o outro, vamos iniciar uma series de postagens destinada a esclarecer algumas dessas dúvidas.
A primeira diferença a ser notada é que uma CPU é particionada para ser utilizada por dois (02) ou três (03) usuários (fig. 01). Sendo assim devesse tomar cuidado ao ligar a máquina para não utilizar o mesmo usuário para ambas, o que geraria um conflito entre elas. Então ao ligar o computador certifique se de selecionar diferentes usuários para a mesma máquina (fig. 02).
Figura 01
Figura 02

Devido a isso, devesse ter atenção também ao consulta os arquivos gravados.
Exemplo: o aluno realizar suas atividades no computador 01 do laboratório como usuário Aluno 01, no dia seguinte vai dar continuidade as atividades no mesmo computador, mas ao iniciar a máquina seleciona o usuário Aluno 02 e não encontra as suas atividades na pasta de documentos, isso ocorre porque suas atividades estão salvas no outro usuário e para  consultá-las ele deverá utilizar o mesmo no qual os salvou.
Por enquanto é só, mas vamos nas próximas postagens tirando mais algumas dúvidas e também sugerir atividades com os programas educativos presentes nessa versão do LINUX. Até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário